Ontem numa conversa (daquelas de cortar na casaca) sobre o novo chefinho, levantou-se a questão (e a dúvida) sobre os hábitos sociais das pessoas.
Eu passo a explicar. Quando chego de manhãzinha aqui à chafarica tenho por hábito dizer "Bom dia" ao porteiro e, ao chegar ao meu humilde gabinete (vulgo open-space) dizer "Bom dia" às pessoas que já cá estão. Não é assim um "Bom dia" demorado, que dá direito a beijos e conversinha da treta, é mesmo só um educado cumprimento. Este meu hábito extende-se a entradas em lojas e serviços, chegada ao ginásio, etc, etc.
A dúvida reside no seguinte, dizem-me que em Lisboa (a mui-ilustre capital deste rectângulo) não há este hábito, a malta não se fala, não se cumprimenta, desta maneira mais (como dizer...) desprendida de cumprimentar conhecidos ou desconhecidos. Para mim trata-se de uma questão de educação e simpatia.
De qualquer forma fiquei com a dúvida, e aqui é que entram vocês, queridas(os) amigas(os) e leitoras(es) deste brelog. Ora toca a dar a vossa visão do assunto, sim, vocês os da capital e os que não são da capital também. Esclareçam-me por favor.
Como excelso representante da Capital do Império :-D cumpre-me informar que tb por cá, mandam as regras de boa educação que se cumprimentem as pessoas à chegada. Mas há de facto malta "trombuda" que qnd chega a chefe ganha automaticamente um ar enjoado que os impossibilita de um acto tão simples como dizer "bom dia"!!!
Pois bom dia! (não fosse o Jordi e tinha-me esquecido! ;)) Claro que se diz bom dia. Eu na minha chafarica também digo, mas também por aqui há umas criaturas ranhosas que nem dizem nem respondem. Beijinhos que vejo ali em baixo uma 'catarina' e estou deserta de ver se é comigo! :DDD
(O teu blog está nos meus SS e eu toda maluca a pensar, querem ver que não tenho o link? Só passei a usar aquela coluna agora!)
É bem verdade que o que se deve fazer também se estende a Lisboa, mas aqui a malta é mais esquecida dessas coisas. Eu faço questão de o fazer e de assinalar, com espanto, quem não o faz.