Áreas: Aeroporto de Málaga - 320 hectares, Aeroporto de Lisboa - 520 hectares.
Pistas: Aeroporto de Málaga - 1 pista, Aeroporto de Lisboa - 2 pistas.
Tráfego (2004): Aeroporto de Málaga - 12 milhões de passageiros, taxa de crescimento,7% a 8% ao ano. Aeroporto de Lisboa - 10,7 milhões de passageiros, taxa de crescimento 4,5% ao ano.
Soluções para o aumento de capacidade: Aeroporto de Málaga - 1 novo terminal, investimento de 191 milhões de euros, capacidade 20 milhões de passageiros/ano. O aeroporto continua a 8 Km da cidade e continua a ter uma só pista. Aeroporto de Lisboa - 1 novo aeroporto, 3.000 a 5.000 milhões de euros, solução faraónica a 40Km da cidade.
É o que dá sermos ricos com o dinheiro dos outros e pobres com o próprio espírito. Ou então alguém tem de tirar os dividendos dos terrenos comprados nos últimos anos. Ninguém investiga isto? É preciso fazer alguma coisa. Pelo menos divulguem, ou faremos parte de "Otários" silenciosos.
Bom ponto de vista, só que existe um ponto fundamental na tua observação, Lisboa é cidade capital e Málaga é uma cidade provincial. Em termos de densidade populacional e disponibilidade de terreno, poluição sonora e atmosférica, risco elevado no caso de acidente, movimento de passageiros, meios de transporte, etc. as implicações são grandes e diversas e que afectam as duas cidades de forma muito diferente.
Por exemplo se o mesmo acontece-se em Madrid, tenho a certeza que os custos e as variáveis seriam muito diferentes.
No entanto não deixas de levantar um ponto muito valido, no caso de Lisboa, que demonstra uma grande falta de poder de decisão da parte dos orgãos envolvidos no processo.
Tenho aqui o caso do terminal 5 em London Heathrow, uma obra estimada em GBP 2bn, só terminal, mantendo o mesmo numero de pista, no entanto a decisao foi tomada muito rapidamente, apesar de grande resitencia da parte da população local.